https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2618/slider/63b9908873f8d0643ebfbd990247ce61.png
O Sul em Cima - Especial SOPA RJ (Somos Produção Autoral)
04/08/2017 14:14 em Música

Ouça o programa O Sul em Cima na Rádio Rock, todos os sábados,às 14 horas aqui: http://www.rockpedia.com.br/

 

 

 

O mundo digital e a “facilidade” de acesso generalizada aos meios de gravação (caseiros) e divulgação (online) foram tornando o processo artístico cada vez mais individualista. Mas, analisando o mercado fonográfico pregresso, é possível constatar que grande parte dos artistas consagrados que temos como referência hoje, começaram seus trabalhos inseridos em algum movimento coletivo – Roberto Carlos/Jovem Guarda, Caetano/Tropicália, Pepeu Gomes/Novos Baianos, Milton Nascimento/Clube da Esquina, Luciana Melo/Artistas Reunidos Thrama, entre tantos outros. 

“Sozinhos vamos mais rápidos, juntos vamos mais longe.” - provérbio chinês. 

Ainda, se analisarmos do ponto de divulgação para mídia, os veículos de comunicação se interessam por pautas. Entendam por pauta, assuntos considerados de certa relevância (seja social, cultural, econômica, etc). Um artista (desconhecido) individualmente lançando seu trabalho próprio, dificilmente fomentará esse interesse, por não ser considerada uma pauta de relevância. Já um movimento artístico coletivo, poderá sim chamar essa atenção.

Outro aspecto a ser considerado por um movimento (independente da abrangência midiática que venha a atingir) é seu poder de multiplicação de divulgação direta (em shows). Enquanto um artista que faça 3 shows por semana divulga seu cd em 3 locais diferentes, ao participar de uma coletânea onde 10 artistas participam, levando em consideração que todos toquem igual, serão 30 shows por semana onde a música de todos chegará de alguma maneira. 

Pensando em tudo isso, Daniel Lemos – músico, compositor e produtor musical – idealizou o SOPA RJ (Somos Produção Autoral)! 

Pensado para ser uma grande plataforma de divulgação, o projeto contempla os artistas com a  gravação de coletâneas – a princípio trimestrais - (cd produzido por Lemos em seu Estúdio 29, dentro de uma linguagem sonora padrão do projeto), além da divulgação desses cds em TODAS plataformas digitais e também o show de lançamento oficial de cada uma, gravado ao vivo para a página do SOPA no youtube (em construção). No Cd são sempre 12 artistas da cena carioca (cada um com uma faixa autoral), e uma participação (faixa bônus) de um padrinho já consagrado do meio musical.

No Volume 1 contamos como padrinho o renomado compositor e cantor NICO REZENDE, que entrou com uma faixa inédita (na faixa participa ainda Leo Gandelman), e no volume 2 o cantor e compositor MAURÍCIO MATTAR cedeu uma faixa gravada por ele, mas composta por ele e JORGE VERCILLO), no volume 3 o cantor e compositor ANTÔNIO VILLEROY e no volume 4 o grande KLEITON RAMIL!

Os Volumes 1, 2 e 3 já estão em todas as plataformas digitais , procure: SOPA RJ ! 

 

Domingo dia 06 de agosto de 2017, tem lançamento do CD SOPA RJ Volume 4!!!!!! será na lona cultural de jacarepaguá. 

As músicas e participantes do CD SOPA RJ Volume 4 são: 

01 - PETER E NAT (música: MARIA) - duo de vozes, violão e percussão. Aos poucos a dupla vem conquistando o seu espaço no cenário carioca e, através do projeto SOPA RJ 2, pela primeira vez lança uma música autoral: "Amanhecer", que retrata um pouco da suas vivências de amores e desamores da juventude.

Através do SOPA RJ foram descobertos pela produção do programa Raul Gil, do SBT e estão atualmente participando do quadro Quem Sabe Canta!

É a terceira vez da dupla no SOPA! 

02 - LUIZA BALSINI (música: PLANO MAIOR)  - Catarinense residente no RJ há pouco mais de 1 ano, instrumentista, intérprete e compositora. Possui como característica principal um timbre de voz suave aveludado.

Nas suas apresentações as composições próprias são mescladas principalmente com uma seleção dos maiores sucessos da música popular brasileira, com influencias da MPB e da música contemporânea. Seu primeiro trabalho autoral possui influencias populares da música brasileira contemporânea e chega em meados de 2017. 

03 - DANIEL LEMOS (música: MEU MUNDO COMEÇA AGORA)  - Natural de Porto Alegre, Lemos reside no RJ desde setembro de 2013. É o idealizador e produtor musical do projeto SOPA RJ. Como músico já trabalhou a bordo de navios internacionais de cruzeiros. 

Em 20 anos de música profissional, lançou 3 cds autorais: LENDAS VIRTUAIS (2005), PODEROSO INSTINTO (2012) e LONGE OU PERTO (2014).

Desde 2009 desenvolve o trabalho VELHAS NOVIDADES, de mash ups, onde mistura clássicos internacionais do pop rock, com clássicos da mpb e do pop rock nacional!

Esse trabalho já possui 30 fonogramas gravados em estúdio, e já contou com a participaçõs especiais como a da cantora musa dos anos 80, Rosana (com quem Lemos já compôs junto e também produziu e arranjou). 

Na faixa de Daniel Lemos no SOPA RJ 4 participa Diego Dimadú (participante do SOPAs 2 e 3) - de Madureira, começou a carreira no festival EXPOSAMBA 2012, realizado pela TV Globo em São Paulo. Evento voltado para compositores, mas que acabou o revelando também como cantor. Assim como Peter e Nat, também está no quadro QUEM SABE CANTA, no programa do Raul Gil, no SBT. 

04 - VINÍCIUS CORREA (música: ALÉM DISSO) - Carioca com certeza, a mistura é um traço em suas composições, com elementos contemporâneos mesclados a uma batida temperada de bossa. Vinícius compõe para fora do peito, para ser ouvido, mas acima de tudo para ser cantado, com aquele ar de quem quer ser melodia na boca do povo, pra fazer o dia brilhar na alma. 

05 – DECCO TORRES (música: DANÇA YEMANJÁ) - Decco Torres nasceu no berço da MPB e do samba. Seu pai, o diretor artístico “Tourinho” publicitário premiado em Cannes, promoveu nos anos 70 festivais de samba nos quais foram revelados grandes nomes da MPB. É  cantor e compositor carioca , Barítono de grande extensão apaixonado pela voz humana, o suingue e o groove da música BR, soul ,pop e jazz. Já lançou 3 cds: Carioca Soul, Uma Voz Na contramão e Vem pra Pista! 

06 - ELIS LOASSY - (música: UM ZÉ) - Tendo passado a infância nas esteiras de palha do Terreiro de Aguibara ao som do batuque e com sua mãe cantando e dançando, começou a cantar aos 8 anos. Ganhou FECEM (festival da canção das escolas municipais) aos 12 anos! Após foi apelidada “a menina da voz de veludo” em um festival em Rocha Miranda transmitido pela atual Beat 98. 

07 - ANDINHO MAIA - (música: ESCRAVO DA ILUSÃO) - Ele faz uma fusão dos estilos Pop , Groove , Mpb e Sambalanço , neto do maestro ex-presidente e benemérito do Sindicato dos Músicos e compositores do Rio de Janeiro Sebastião de Oliveira. Já esteve ao lado de artistas como Jorge Aragão, Alcione, Exaltasamba ,Neguinho da Beija-Flor, Sorriso Maroto, Rodriguinho , Bom Gosto, Arlindo Cruz, Reinaldo , Revelação entre outros, sendo também requisitado para eventos da emissora de tv Rede Globo.

Jà abriu shows de bandas como Jota Quest para um público de 70 mil pessoas, e sua música “hoje eu vou beijar você” faz sucesso na rádio Alternativa FM! 

08 – ANDINHO MAIA - SAMBA D’QUINTAL (música: UM BRINDE PRO BEM) 

09 - GORDINHO (música: DISTANTE DO FIM) - Na estrada a mais de 15 anos, vem levando sua musicalidade por onde passa e hoje diz se sentir honrado em fazer parte deste projeto que ajuda o artista ! 

10 – RAPHAEL MALHARO (música: SOLUÇÃO) - Compositor, músico, produtor, ator e dançarino. Iniciou sua carreira aos 3 anos de idade, atuando no projeto Palco Sobre Rodas, onde ficou por 5 anos. Atualmente se dedica em teatro musical, sua carreira própria e produz para outros artistas em seu homestudio.

Seu pai, Douglas Malharo participou do SOPA RJ volume 1, tornando o sopa um projeto ‘que abrange mais de uma geração’. 

11 - ANDREZINHO COSTA (música: NÓS DOIS)  - Carioca de 50 anos, médico por profissão, apaixonado por música desde a infância.

Começou a aprender violão com Roberto Lopes (ex-jogador profissional de futebol e atualmente produtor musical) por volta dos 10 anos de idade. E aos 13 iniciou os estudos de violão e baixo com o maestro Paulo César Name.

Poeta, escritor e compositor. Baixista e vocalista na banda Alma de Vinyl. Sócio do estúdio Zone. Ajuda Daniel Lemos na produção executiva do projeto SOPA RJ. 

12 – WALTER LEÃO (música: CAROLINA)  - Walter Leão é carioca e leva seu trabalho a cada canto dessa cidade. Cantor, guitarrista e violinista há 15 anos e desde então compõe e participa como produtor e instrumentista em projetos musicais diversos, desde a música regional e alternativa até rock, jazz e blues. A partir da sua própria vivência descobrindo o mundo e experimentando o amor, compôs o álbum "Inocência", que retrata com propriedade as alegrias e decepções de quem ama. Em fase de lançamento do primeiro EP, com um som de qualidade internacional, Walter Leão assina os arranjos e letras, um trabalho autoral bem estruturado, bem executado tecnicamente, mas especialmente, cheio de sensibilidade. O público se identifica, e sente o trabalho também nas nuances de voz e timbre peculiares que o Walter tem. Sua voz macia e seus solos de guitarra cheios de sentimento, emocionam e envolvem. 

13 – ANDRÉ MARÇAL (música: PROCURA-SE BELCHIOR DESESPERADAMENTE)  - Ele tem 38 anos, estreou nos palcos da vida em 1995 e começou a compor em 96.

Em 2010 lançou um cd chamado  "Eu e você na canção" - com cinco canções autorais e dez regravações. Em 2011, outro cd misto de divulgação "Mar",com sete canções autorais e treze regravações. Seu primeiro CD inteiramente de autorais veio em 2012 e se chama "Tudo que vem de você".

Em abril de 2014 é lançado o segundo  CD autoral chamado "Ame".

O terceiro CD autoral "PAR" em dois volumes , com composições feitas em parcerias com grandes e talentosos amigos está em fase de finalização.

Tem no currículo aberturas de vários shows nacionais e internacionais como de: Djavan,Ana Carolina,Jorge Vercillo,Maria Rita,Vanessa Da Mata,Fabio Jr,Roupa Nova,Vander Lee,Arlindo Cruz,Jorge Aragão,Alcione,a banda norte-americana Stylistcs e do Vocalista do Men at Work,Colin Hay.

Pela segunda vez participando do SOPA RJ! 

BÔNUS TRACK -  KLEITON RAMIL  (música: NUNCA DIGA NUNCA) 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!