Em agosto de 2009 aconteceu a primeira oficina de música para jovens carentes no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, no morro do Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Cerca de 40 jovens participaram da atividade, que foi dividida em três partes: na primeira, os músicos falaram sobre ritmo, melodia, harmonia e letra. Na segunda, os adolescentes começaram a compor uma canção própria e, no final das atividades, na última etapa, apresentaram essa canção para as demais crianças do Espaço.
Dia 08 de outubro de 2009, durante o show "Autorretrato" no Canecão/RJ, os jovens do Espaço Criança Esperança foram homenageados e mostraram toda a sua garra, cantando com a dupla, a música "Minha Luz".
Esse projeto também foi apresentado em algumas escolas de música na Palestina em 2015.
A 1ª edição do LETRA & MÚSICA foi realizado em setembro de 2015, através de um circuito por PUCRS, UNISINOS, UFRGS e ULBRA, sendo dois dias em cada universidade. As oficinas e os shows foram gratuitos. As inscrições foram abertas para alunos, professores, músicos, escritores e público em geral que tem interesse em música popular.
O projeto teve o patrocínio da GVT através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do RS. "Acreditamos que a música transforma. Por isso apoiamos projetos musicais como o Letra & Música que, além de promover a cultura, dão oportunidade para o desenvolvimento de novos talentos", afirmou a diretora de sustentabilidade da Telefônica Vivo, Heloísa Genish, empresa que adquiriu a GVT em maio de 2015.
As músicas compostas pelos participantes foram: Porto Colorido (PUC/Porto Alegre), Canção da Primavera (Unisinos/São Leopoldo), Areal da Baronesa (UFRGS/Porto Alegre) e Ponto Final (ULBRA/ Canoas).
A 2ª edição aconteceu em abril/maio de 2017. O projeto teve patrocínio da VIVO através da LIC - Lei de Incentivo à Cultura do RS. As músicas compostas foram: TIC TAC (UPF - Universidade de Passo Fundo), Cidade Coração (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) e Sonhos de um Balão (UCS - Universidade Caxias do Sul).
Agradecimentos a Celise Niero, Dudu Trentin, Bia Araújo da ATO Produção Cultural, Cida Herok da CIDA Cultural, Branca Ramil da RAMIL E UMA Produções e Guilherme Bragança.
Vamos apresentar no programa O Sul em Cima as músicas: Minha Luz, Porto Colorido, Canção da Primavera, Areal da Baronesa, Ponto Final, Tic Tac, Cidade Coração, Sonhos de um Balão e ainda Maria Fumaça, Vira Virou, Fonte da Saudade do disco Kleiton & Kledir de 1980 e as músicas Olho Mágico, Piscina e Felizes para Sempre do CD Com todas as Letras de 2015 de Kleiton & Kledir.